sábado, 24 de setembro de 2022

INSTITUIÇÕES RESPEITÁVEIS E RESPEITADAS

(Public em DIABO nº 2386 de 23-09-2022, pág 16, por António João Soares)

Um Estado, para ter prestígio não lhe basta ter elevado grau de desenvolvimento e Forças Militares poderosas, convém dispor de Instituições bem estruturadas, e com actuações que se dão ao respeito e que sejam efectivamente respeitadas e servidas por funcionários competentes e coerentes e se baseiem numa preparação, quer técnica quer ética, que garanta dignidade em todas as suas decisões e nas mínimas atitudes.

Uma fraca instituição cujos funcionários que, em vez de fazerem afirmações bem elaboradas assentes em estudos e reflexões prévias, mesmo que não sejam ainda decisões definitivamente elaboradas, e se limitarem a suposições ou palpites ainda hipotéticos afirmados com ar autoritário, desmerece o respeito das pessoas que sentem dificuldade em dialogar e apresentar um raciocínio colaborante para a decisão final.

Sem cuidados de reflexão e de estudos inteligentes dos assuntos, os responsáveis de instituições que devem merecer ser respeitadas arriscam-se a ser tidos como palhaços. O caso recente mais notado foi o de uma afirmação acerca de uma decisão já supostamente tomada acerca da construção do aeroporto que substituirá o de Lisboa e que foi feita quando o PM estava ausente, mas este, quando se apresentou, não hesitou em anular tal afirmação. Curiosamente, não quis mostrar a sua autoridade perante o erro do seu subordinado nem este pediu para abandonar a sua função. Não estávamos perante instituições realmente respeitáveis! Nem estávamos em democracia, em que o povo é quem mais ordena. Apenas alguns órgãos de comunicação social, de forma extremamente obediente, referiram a bronca.

A propósito do referido caso, que existe há tantos meses, ainda não sabemos qual é a instituição que estará a preparar a decisão sobre a localização de tão importante obra pública. Temos ouvido diversas opiniões, uma das quais bem recente refere que deve situar-se nas proximidades de Santarém por ficar próxima e ficar com boas ligações à capital e ao centro e Norte do país. A maior parte das hipóteses referem o Sul do Tejo o que, para ligação ao âmago do país, torna indispensável a construção de mais uma ponte ferro e rodoviária o que, além dos custos, exige demorado tempo, o que não se ajusta à definição de «instituição».

E tem havido hesitações e falta de decisão em muitos assuntos ligados às pandemias persistentes à inflacção, à corrupção e à decadência progressiva em que estamos a continuar em relação aos países menos desenvolvidos da Europa. Há muitos aspectos da vida sócio-económica que deviam ser resolvidos mas são tratados com promessas que depois não passam de fantasias publicitárias.

As ideias para serem respeitadas devem ser dotadas de coerência, traduzirem competência e terem continuidade a fim de serem acreditadas pelas pessoas que esperam vê-las concretizadas.

Já não saía do Centro de Apoio Social há muito tempo, mas hoje tive de sair devido a um caso imprevisto e grave. Choveu na ida e no regresso mas com mais intensidade na vinda. A dada altura, numa confluência de trânsitos, houve necessidade de maior atenção de automobilistas e a seguir desabafei com o motorista que os condutores têm de ser cuidadosos em qualquer momento, principalmente quando o piso está molhado. Ele concordou mas não me explicou a razão de nos últimos meses, com tempo extremamente seco, ter havido enorme quantidade de acidentes. Talvez o excesso de calor tenha ocasionado a falta de concentração dos motoristas e também a menor atenção de peões a atravessar a via. E também por ser época de férias, tempo de descontracção.

Aquilo que no início se disse acerca das instituições respeitáveis deve ser considerado válido para as pessoas sérias, honestas e com sentido de responsabilidade e de respeito pelos outros, qualidades que devem ser adoptadas por cada cidadão digno.


Sem comentários: