quarta-feira, 22 de novembro de 2017

MUITO ATENTO E SEM PRESSA

Devagar e muito atento
(Publicado no semanário O DIABO em 21 de Novembro de 2017)

Dizem os entendidos que o «fast-food» não é recomendável para a saúde, sendo preferível alimentação confeccionada com calma e mastigada vagarosamente para ser saboreada com prazer e exigir menos esforço ao estômago. Também, na circulação rodoviária, não devem ser ultrapassados os limites de velocidade estabelecidos, para evitar acidentes e ter possibilidade de reacção oportuna a circunstâncias imprevistas. Diziam os antigos que «devagar se vai ao longe».

Chegou-me há dias a apologia da lentidão que permita fazer o trabalho com perfeição, sem atrapalhação, sem erros de pormenor que originem perda de tempo em repetição ou reparação. A pressa é inimiga da perfeição. Com pressa, não teríamos as belas peças de arte de escultura, pintura, ourivesaria e outras que enchem os museus, não teríamos a beleza do mosteiro dos Jerónimos, da Batalha, de Alcobaça e tantos outros famosos monumentos nacionais.

Embora a tecnologia moderna facilite os trabalhos, devemos conjugar a ajuda por ela fornecida com a perfeição da qualidade de vida, com a excelência do trabalho concluído. Para obter os melhores resultados, em qualquer trabalho, industrial, cultural ou outro é indispensável ter a sensatez e a preocupação de fazer bem e sem pressa. Depressa e bem não faz ninguém. A ânsia do futuro impede agir com perfeição no presente, impede ser feliz hoje.

Isto aplica-se a qualquer aspecto da vida. Há pouco tempo, falava-se em leis publicadas há alguns anos para reduzir a possibilidade dos incêndios florestais, mas que não obtiveram os resultados desejados, por terem sido elaboradas à pressa p,or pessoas que não analisaram bem os factores que estavam presentes no assunto e pecaram por imperfeições diversas, entre as quais, a falta de guardas florestais, guarda-rios e cantoneiros, bem preparados e de um sistema de fiscalização adequado que garantisse o seu cumprimento, bem como a conveniência de adaptações que as tornassem totalmente eficazes.

Quantas decisões são tomadas sem a conveniente sensatez e preocupação de obter perfeição? Ainda há poucos dias, acerca de um jantar realizado no Panteão Nacional, se levantou a questão de o local não dever ter sido profanado por tal actividade, e a existência de lei que não foi cumprida por decisão da entidade que decidiu dar autorização, ou por falta de clareza da lei existente que pode ter deixado dúvidas a essa entidade. Pelos vistos, na elaboração da lei, houve pressa em na preparação da decisão sem preocupação de obter perfeição, o que se aplica a vários aspectos da ocorrência até às palavras do Primeiro Ministro que, depois de cerca de dois anos de cargo, permitiu que o assunto não tivesse sido bem definido e, agora, criticou o sucedido atribuindo culpas ao governo anterior.

É lamentável que os governos tenham criado a tradição de legislar sob pressão, sem o cuidado de aplicar o máximo de sensatez, boa reflexão e cuidado nos pormenores, porque a ânsia do futuro impede que se viva o presente e que, neste se faça trabalho perfeito para atingir em plenitude o resultado desejado e sem risco de vir a ser rejeitado no futuro que se esperava. E a actividade dos governos deve servir de exemplo aos cidadãos que dela tirarão os ensinamentos necessários para terem uma qualidade de vida o mais positiva possível. Depressa e bem não faz ninguém e, num momento, vive-se uma vida. Lento mas persistente ganha a corrida.

António João Soares
14 de Novembro de 2017

Sem comentários: