Mortes nas estradas
(Publicado no semanário O DIABO em 3 de Outubro de 2017)
Felicito o professor Isaías Afonso por, no DIABO de 19 de Setembro, ter dedicado metade do seu Interessante artigo à persistente «Guerra» nas nossas estradas que está sendo mais mortífera do que foi a guerra em África que durou 13 anos. Mas uma explicação a esta crise continuada foi agora dada pelo facto de a desejada reactivação Protecção Civil ter servido para a encher de boys ao serviço dos seus interesses pessoais e do partido mas sem a mínima preparação nem vocação para o desempenho de funções de organização e condução das actividades de protecção civil, tanto no campo da prevenção como da solução de crises em curso. Não foram para lá para benefício da Instituição nem para a segurança dos portugueses, foram para um tacho em que iam receber gorda remuneração.
Quanto ao morticínio das estradas não é apenas a actuação dos condutores que necessita de atenção. É a própria condição das estradas que tem sido muito degradada nos anos recentes. Entre 1945 e 1952 percorri diariamente, a pé, nos dois sentidos, excepto em tempo de férias, os 6 Km entre a minha aldeia e a cidade onde se situava o Liceu. Era um Km de estrada municipal em macadame e 5 Km em estrada nacional de alcatrão. Nunca fui vítima de acidente nem sofri qualquer susto. É certo que nesse tempo o trânsito era menos intenso, mas havia espaço para os peões circularem em segurança, ao lado da estrada sem necessidade de pisar o alcatrão. Para fora deste, havia uma faixa empedrada com perto de meio metro de largura e do lado de fora um espaço em terra e a valeta, tudo bem cuidado por cantoneiros cuidadosos.
Há poucos anos, numa das visitas que fiz à família, tive a curiosidade de relembrar essas minhas viagens diárias e fiz o mesmo percurso a pé. Fui sempre com o coração nas mãos. O alcatrão foi estendido até ao mato que cresce espontaneamente logo a seguir, sem o mínimo cuidado, por não haver cantoneiros. Fui sempre pelo lado esquerdo, para poder ver os carros e desviar-me para o mato, à sua passagem. Não podia ir sempre fora do alcatrão por não ser fácil o corta-mato, mas durante a maior extensão tive que adoptar mesmo essa solução, para mais garantia de evitar ser esmagado. Consegui coragem para chegar ao fim e regressar em autocarro. Mas jurei não repetir tal tarefa épica. E compreendi que, hoje, ninguém tente viajar de igual forma.
Hoje é mesmo muito perigoso atravessar a estrada nacional que passa pelo meio de uma povoação e mesmo a deslocação à casa do vizinho do lado, exige cuidados especiais, embora já haja um risco branco que deixa uma estreita faixa, ele está tão desgastado que mostra bem que os carros não o respeitam. O alcatrão começa colado à parede das propriedades de um e do outro lado da estrada, sem nada a servir de passeio aos peões.
Esta degradação das estradas, parece sinal de que nos respectivos serviços estão muitos boys sem o mínimo sentido de responsabilidade e, como o tacho é bem remunerado, deslocam-se em automóvel próprio ou do serviço e não fazem a mínima ideia de criar condições para os peões que, por não terem carro, têm de se deslocar a pé. Nem os governantes que passam o tempo em Lisboa, nem os autarcas que queimam o tempo nas sedes da autarquia, conhecem as particularidades do terreno nem da vida das pessoas mais simples de Portugal. E, assim as estradas, os rios e as florestas estão sujeitas a condicionamentos que por vezes se tornam dramáticos. Quando passarão a ser escolhidas pessoas capazes para os diversos serviços da administração pública?
António João Soares
26 de Setembro de 2017
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