quinta-feira, 29 de setembro de 2016

COMO VENCER A MARÉ

O meu Amigo Villas-B sugeria num e-mail que é preciso saber remar contra a maré. Respondi-lhe que acho preferível aproveitar momentos mais calmos da maré para a contrariar e até, usando um rumo oblíquo, aproveitar parte do impulso dela.

Hoje quem vence é quem sabe ser manhoso e se coloca ao serviço de «políticos» e outros detentores dos vários aspectos do PODER. Reparemos actualmente na corrida ao cargo de Secretário-Geral da ONU e nas manobras ocultas que apoiam a nova candidata que quer ganhar a maratona correndo apenas os últimos poucos metros contra candidatos considerados de grande valor que vêm desde o início sempre a ser avaliados pelo seu mérito.

O nosso António Guterres que tem sido o predilecto de todo o Mundo, vencendo sucessivas votações de avaliação, pode ser ultrapassado por uma candidata que entra na corrida já perto da meta, mas com o apoio bem negociado de ALTOS PODERES, totalmente opostos à DEMOCRACIA, à transparência, à ética, etc, etc.

Que mundo é este? Para que precipício nos estão a empurrar? Afinal, qual é a importância da ONU? O que se espera dela?

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Já não sei o que é e o que esperar da ONU.
Tristeza!
Aquele abraço, bfds

A. João Soares disse...

Este comentário, vindo e uma pessoa muito bem informada e apoiada num bom grau de cultura, vem aumentar os meus receios pelo futuro da humanidade o qual depende de pessoas pouco capazes que têm nas mãos as rédeas da máquina infernal da política internacional. Qual tem sido o papel da «sábia elite» perante a generalizada violência que infecta todos os continentes? O Médio Oriente está a ser um dramático foco de exterminação de inocentes, perante a incapacidade da ONU e de outros Poderes mundiais. Em quem devemos ter confiança e esperança para nos garantir paz e uma vida civilizada a caminho de bem-estar, de progresso e de harmonia social?