quarta-feira, 10 de agosto de 2016

QUAL É A MISSÃO DA TV


Qual é o papel da TV?

Não é fácil entender as prioridades da TV, principalmente da SIC, ao mostrar continuamente imagens arrepiantes das chamas dos fogos ateados por pirómanos. As temperaturas altas e o sol não geram incêndios, apenas facilitam a propagação dos existentes. E muitos destes surgem na calada da noite sem sol e com menos calor.

Seria preferível que, no palrar permanente dos servidores da TV, constassem dados para análise do fenómeno desde as suas causas aos interesses que possam estar na sua existência e sugestões, para reduzir o aparecimento e a dimensão. Um contributo para acabar com a dimensão deste terrível espectáculo pode ser a sugestão para serem procuradas pistas que ajudem as autoridades a detectar os causadores, directos ou os seus mandantes, e os deterem.

Quanto aos programas de TV só pode dizer-se que é propaganda elogiosa aos pirómanos, dando-lhes prazer e orgulho do êxito obtido com as suas iniciativas diabólicas. Nenhum atleta, desportista, artista, cientista, empresário ou trabalhador com êxito vê dar tanta publicidade e visibilidade aos resultados dos seus êxitos.

Então, porque será que é dada tanta visibilidade aos troféus «ganhos» pelos pirómanos? Quem beneficia com tais programas depressivos?

3 comentários:

Portuguesinha disse...

Concordo em género, número e grau!
Eu pouca atenção dou a este tipo de notícia nos noticiários e até mesmo na imprensa escrita. Sinto falta desse conteúdo informativo, desse ir mais além... E repugna-me que o que façam é mostrar aos pirómanos deste país o resultado do seu trabalho. Para que um possa querer competir com o outro e poder decidir: Dentro de dias vou fazer melhor do que isto, vão ver!

Se não se divulgam imagens de terrorismo por aí além por motivos legítimos de não endossar o acto, porque carga de água o fazem para com os incêndios? É uma exploração do sentimentalismo, da tragédia que... embrulha o estômago.

Quanto aos canais, fiz um zapping rápido por todos os primeiros 5 ou 6 canais (RTP1, TV2, SIC, TVI, SICnotícias, CMTV) e TODOS mostravam o mesmo, falavam o mesmo... não faço distinção entre qual é pior. São TODOS IGUAIS.

Pedro Coimbra disse...

A guerra de audiências supostamente justifica tudo :(

A. João Soares disse...

Nestes dias mais recentes, tem sido escrito, embora por vezes timidamente, que por trás dos incêndios florestais há grandes interesses. Como compreender que há cerca de seis anos existe um estudo e um plano de prevenção de incêndios e de protecção da floresta e que ainda não se tenham dado passos significativos para o concretizar, adaptar melhorar perante uma observação contínua? Tem custos mas que são inferiores aos danos causados pelos fogos. Mas estes dão lucros a muitas e variadas empresas. O demónio tem por aí muitos amigos!!!