quarta-feira, 7 de agosto de 2013

10 FORÇAS ARMADAS MAIS PODEROSAS


4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

E quanto é que tudo isto custa, caro João Soares?
Nem fazemos a mais pequena ideia!
Será necessário?

A. João Soares disse...

Caro Pedro Coimbra,

Infelizmente, a quase totalidade dos custos do Estado devem-se e despesas de esbanjamento para satisfação das ambições de governantes e amigos, cúmplices e coniventes.
A impressionante segurança é puro desperdício e só interessa para ostentação, exibição de poder. E quando os tipos nunca fizeram nada de útil na vida, o que acontece com a quase totalidade dos «jotinhas», mais se exibem com sinais de poder.
Isto vai ao ponto de ultrapassarem ios custos das monarquias. Portugal gasta com a Presidência da República o dobro daquilo que gasta a Casa Real de Espanha.

Abraço
João

José Lopes disse...

E o dinheiro que faz falta para outras coisas mais importantes para as populações...
Cumps

A. João Soares disse...

Caro José lopes,

Sem dúvida que o poder bélico fica extraordinariamente caro e faz falta a outras aplicações benéficas para a população. O elevado nível da vida desta também poderia ser apontado como sinal de poder e de riqueza, na competição internacional em busca de prestígio.
Mas existe o poder industrial de defesa, de armamento que não dispensa os lucros iniciados na II Guerra Mundial, e que foi apontado por Eisenhower já no fim da vida como um factor perigoso de guerras. Para não encerrarem iriam pressionar o Governo a fazer guerra, e essa realidade está à vista na forma como se inventaram pretextos para a Guerra do Iraque e outras.
Normalmente, os governantes não decidem livremente em função de interesses nacionais ou do cumprimento de promessas eleitorais mas das pressões que sofrem do Grande Poder Económico e Financeiro.

Veja a situação que esteve na origem do seguinte «post» e repare no que ocorreu desde essa data:
Justiça Social ???

Cumprimentos
João