quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O défice tem as costas largas

Li hoje a notícia de que em 2008 o imposto sobre a gasolina vai aumentar, a fim de reduzir o défice orçamental. Isso irá acarretar aumento dos preços de todos os produtos que dependem deste combustível para o fabrico e o transporte.

O défice devia ser reduzido pela diminuição das despesas públicas. Mas os governantes não querem, não estão interessados em prescindir de parte dos seus benefícios, antes pelo contrário...

Os políticos deviam seguir o exemplo hoje noticiado dos médicos que prestam serviço nas urgências do Hospital Distrital Luciano de Castro, em Anadia, que «admitem prescindir de uma parte do vencimento para manter o serviço a funcionar» (Diário de Notícias, pág. 17).

Pelo contrário, os políticos aumentam o número de assessores, de assistentes pessoais dos deputados, criam comissões não produtivas, encomendam estudos para apoio de decisões já preparadas, renovam a frota automóvel, renovam as decorações dos gabinetes, etc.

Somos obrigados a concluir que os nossos políticos parecem tão estúpidos que não compreendem que pertencem a um País pobre sem petróleo, nem diamantes, nem recursos naturais importantes, e tão ambiciosos que, apesar disso, querem ultrapassar, em ostentação e gastos diversos, os seus parceiros dos países com maior PIB per capita.

E o povo contribuinte é que se lixa, tal como o mexilhão, tendo de apertar o cinto com sucessivos sacrifícios com o pretexto de ser necessário reduzir o défice que os políticos provocaram e aumentam com os seus abusos excessivos e incessantes.

3 comentários:

Anónimo disse...

efectivamente a noticia de que a percentagem do imposto sobre os produtos petroliferos vai aumentar revela que ... o dinheiro dos automobilistas serve para pagar todos os erros politicos ...
Já não basta o aumento das receitas arrecadadas pelo estado neste tipo de ipmposto devido ao aumento do preço do produto ... ainda tinham que ir aumentar o proprio valor do imposto ... LADRÕES!
...
SAudações
Raio do Blogue Trovoada Seca

A. João Soares disse...

A pesada máquina do Estado absorve a maior parte dos recursos nacionais, obrigando-nos a pagar impostos pelo mínimo pretexto e vão aumentando até que todos fiquemos falidos. Os automóveis e combustíveis são uma ideia fixa dos sacadores de impostos. Recentemente veio a ideia dos parques de estacionamento e até se paga por ocupar o espaço público que, por definição, é do povo!
Um abraço

Anónimo disse...

É mas é começar a encher só 5€ de cada vez: http://www.petitiononline.com/2ert67bd/petition.html