sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Lei aplicada com filtros

Portugal dos Pequeninos
Pelo jonalista Manuel António Pina

As boas notícias tardam mas chegam. Num só dia, foram duas de uma assentada o DIAP de Lisboa decidiu não abrir inquérito criminal ao financiamento ilegal do PSD pela Somague e o comendador Berardo construiu um prédio ilegal no Bombarral mas o presidente da Câmara já afirmou que não irá embargar a obra.

O financiamento da Somague ao PSD (duzentos e tal mil euros) foi de facto, diz o DIAP, ilegal mas parece que não era punível criminalmente na altura. O caso do prédio clandestino do comendador Berardo é igualmente uma questão de altura: foi construído sem licença mas, segundo o "Público", "a grandiosidade do projecto" terá levado a Câmara a "fechar os olhos".

São instrutivas notícias para o Portugal dos Pequeninos. O mal dos portugueses é a falta de grandeza, e é louvavelmente pedagógico que as leis e o Ministério Público sejam implacáveis com pequenos delitos e que as câmaras embarguem marquises e galinheiros mas "fechem os olhos" se a coisa tem "altura".

Não é o crime que não compensa (o crime compensa e bem, como se sabe), mas a pequenez de propósitos. Não fomos nós à Índia, não entrámos pelo Brasil dentro à espadeirada, não trouxemos de África ouro, escravos e especiarias? E alguém nos embargou tais obras? Algum DIAP nos pôs um processo?
MAP

NOTA: Um texto compacto, contendo uma análise soberba num pequeno espaço. A «nobreza» desta «monarquia» está isenta perante a lei que é só para ser obedecida pela plebe, os pequeninos. Recordam-se os casos de excesso de velocidade por gente da «alta». Será que já deixámos de viver num Estado de Direito?

5 comentários:

Al Cardoso disse...

Se nao, ate parece muitas vezes!!!

Um abraco do d'Algodres.

C Valente disse...

Tudo boa gente
saudações amigas

A. João Soares disse...

Caros Albino Cardoso e C Valente,

E há quem tenha a lata de dizer que Portugal é um Estado de Direito!!!
Mas muito torto...

Abraços

Beezzblogger disse...

Estado de direito? O que é isso? O amigo, talvez me elucide sobre este caso "Estado de Direito", pois eu com o actual estado das coisas, já não sei o que é...


Abraços do Beezz

A. João Soares disse...

Caro Beezz,
Nem eles sabem!! Limitam-se a papaguear palavras bonitas como maus vendedores da banha da cobra. Viu a convicção com que o Ministro se referiu à boa actuação da polícia na sequência dos assaltos às ourivesarias em Viana do Castelo? Depressa foi desmentido pela declarações das policias, mas apareceu um papagaio a dizer-nos que falou verdade, de acordo com os dado que tinha. Portanto, quando ouvirmos um governante temos que desconfiar dos dados em que se baseia. A norma correcta será NÃO ACREDITAR EM NADA do que dizem, até que haja confirmação idónea.
Um abraço