quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Haja respeito !!!

Não costumo referir-me a pessoas, preferindo focar a atenção em conceitos e em factos que confirmem valores ou lhes sejam lesivos. Mas, embora não seja admirador do Dr. Santana Lopes e tenha criticado muitos factos ligados às suas posições quando PM, é com muito gosto que elogio agora a atitude tomada quando, ontem, estando a ser entrevistado na SIC Notícias, a convite da estação, foi interrompido para ser dada em directo a chegada do avião com um ex-treinador de futebol de um clube inglês. Aquilo que tal canal de TV fez é sumamente incorrecto. É uma falta de respeito para o convidado que deixou a sua vida para ali estar e que se viu postergado por um motivo que não se apresenta com uma urgência ou prioridade que justificassem tal desrespeito por um ex-primeiro-ministro do nosso País.

Não comparo os valores das duas pessoas em causa, nem me pronuncio acerca do interesse comercial do canal perante a audiência e o que isto pode representar em lucros da empresa, mas acho que foi uma inaudita falta de respeito e consideração.

Santana Lopes, ao abandonar o estúdio e não querer retomar a entrevista, agiu com muita dignidade, evidenciando uma personalidade que, infelizmente, não tem sido muito frequente em políticos que, ou engolem todos os sapos para não perderem uns minutos de imagem na TV, ou reagem emotivamente saindo diminuídos perante os cidadãos mais sensatos.

Parabéns, Santana Lopes!

7 comentários:

A. João Soares disse...

Depois de ter colocado o post, encontrei este artigo no Jornal de Notícias sobre o mesmo tema, Santana deixa SIC a meio da emissão.
Realmente, o País está em grave estado de insanidade.

Al Cardoso disse...

embora seja politico que nao aprecio sobremaneira, subiu uns pontos na minha escala!

Um abraco e bom fim de semana.

A. João Soares disse...

Caro Al Cardoso,
Este caso é de tal maneira chocante que esquecemos o político que ele é ou foi, para admirarmos o homem que soube tomar uma atitude correcta perante o descaramento dos malcriados da SIC Notícias. Não é assim que se trata um convidado. Tal interrupção só seria aceitável se tivesse acontecido uma catástrofe, ou um acontecimento de elevada importância a nível nacional, como em tempos foi o caso de Camarate.
Um abraço

Unknown disse...

Em face às doutrinas de competitividade e agressividade que movem todas as sociedades económicas do mundo, eu não consigo achar estranho o comportamento da SIC. Nesta altura já todos devíamos ter entendido que o dinheiro e a cortesia colidem, e em face de ter que haver um vencedor, o dinheiro vence. Como é que se pagam impostos, e se asseguram postos de trabalho? Neste caso particular é com audiências, mas acontece com tudo, e aqui, e em qualquer lugar do mundo, é assim que as coisas se passam. Estranho acho o discurso do Santana, quando ele diz, (...) "Têm que aprender" Quem é que tem que aprender? -a SIC? A sociedade? É um problema exclusivamente português? -Não! Então porque é que ele diz: (...) este país está doido?"
Isto é um problema do mundo e o mundo não existe como uma identidade singular, o mundo são as pessoas, nós todos. É bom que estas coisas sucedam, se elas sucederem para nos interrogarmos, porque se for apenas para dizer: “Valente, grande homem, assim é que é, …” É apenas uma distracção e pura perda de tempo e gerador de rebeldias inconsistentes. Na minha maneira de observar, deveria ser um momento de reflexão, estamos indo todos atrás de ideias que aceitamos sem discutir, e depois ficamos a atribuir culpas a isto e aquilo, quando as culpas pertencem a cada um de nós.

A. João Soares disse...

Cara linda,
Ao ler o seu comentário, recordei o post que li há dias Geração Neanderthal, que se refere à educação da juventude.
Compreendo a sua resignação perante a submissão incondicional à «evolução» da sociedade com a valorização dos valores materiais, do consumismo, da ostentação de riqueza, do fast food. Penso que as pessoas que ainda tenham liberdade de opinião e capacidade de pensar concluirão que o desprezo dos valores morais, éticos, a educação, o respeito pelos outros, não é saudável para um são convívio entre pessoas civilizadas.
A Linda, certamente, não convida para sua casa uma pessoa por quem tem muita consideração e depois a deixa sozinha, por uma razão de somenos. O dinheiro não é tudo na vida. A Linda tem razão nas suas considerações sobre as linhas que tecem o mundo de hoje, mas o mundo não está na sua melhor forma.
Recordo-me de Álvaro Cunhal que, quando estava a ser entrevistado e o interrompiam com nova pergunta sem ele acabar de responder à anterior, fazia que não ouvia e continuava o seu raciocínio até o terminar. Nunca cedeu a tais pressões. Essas interrupções são muitas vezes confrangedoras e admiro-me de os entrevistados raramente reagirem.
Confesso que, embora não aprecie Pedro Santana Lopes em muitas das suas atitudes, desta vez, mereceu os meus aplausos.
Cumprimentos

Unknown disse...

João
Todos nós precisamos dessa ilusão fundamental de um mundo justo onde imperem os valores éticos, os valores morais, o respeito pelos outros, porque precisamos dele, para nos respeitarmos, no entanto com as exigências das nossas sociedades, esses valores, ou quem sabe, vernizes sociais, foram se perdendo, se isso é bom ou mau? Não sei, o futuro o dirá. Respeito o seu ponto de vista, concordo com ele, apenas quis abordar esse assunto numa outra perspectiva.

Um abraço

A. João Soares disse...

Cara Linda,
Como lhe disse ante, compreendo a sua opinião. E agradeço estas suas palavras. Compreendeu a minha utopia que penso ser desejável, mas que certamente as pessoas actuais não a deixarão tornar-se realidade.
As sociedades estão em permanente transformação, mas devemos travar, porque as correrias nestes assuntos nunca dão bons resultados. A mudança social saudável tem um ritmo qu não convém acelerar.
Um abraço