domingo, 6 de outubro de 2013

O PRESIDENTE E O «MASOQUISMO»


Em entrevista, Manuel Machado, eleito presidente da Câmara de Coimbra´ considera que Cavaco Silva está errado ao afirmar que há masoquismo na interpretação da situação nacional.

Afirmou que "Não é um estado de espírito, não é uma questão de humor! As pessoas e as famílias estão a passar enormes dificuldades e, apesar dos aumentos de impostos e de todos os sacrifícios, aquilo que os cidadãos sentem no dia a dia são mais dificuldades. E essas dificuldades não se podem classificar como masoquismo".

Para Manuel Machado, esta afirmação do Presidente faz lembrar outra: "É parecido com aquela que se ouviu por aí de que «estamos a viver acima das nossas possibilidades». Não é verdade. Há-de ter havido gente que andou a viver acima das possibilidades e, até ilegitimamente, a viver acima daquilo que era aceitável. Mas isso foi uma mão cheia deles. O comum dos portugueses nunca esteve a viver acima das suas possibilidades e o que veem é o salário ser reduzido, as pensões serem cortadas e os impostos a ser aumentados." (…)

NOTA: Como se vê aqui a frase definida por Manuel Machado foi "Surpreende-me que em Portugal existam analistas e até políticos que digam que a dívida pública não é sustentável. Só há uma palavra para definir esta atitude: ma-so-quismo." Proferida pelo PR, em 3/10/2013 (quando a dívida era prevista pelo Governo de 127,8%).
Curiosamente, o PR disse em 1/1/2013, com dívida 124,1%) que "As dificuldades que Portugal atravessa derivam do nível insustentável da dívida do Estado e da dívida do País para com o estrangeiro."
E o PR tinha afirmado em 21/12/2010, "Deus nos livre de termos um Presidente da República que não mede as palavras que diz". Portanto, as palavras ditas nas duas ocasiões referidas foram medidas e não saíram casualmente…

Imagem do DN

Sem comentários: