quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A crise pode ser uma bênção

“A Crise”, segundo Albert Einstein.

“Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos.

A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia.

Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la“.

NOTA: Recebido por e-mail. Vamos em frente em busca de soluções, criemos novos métodos de trabalho, de vida. O sistema actual já se mostrou antiquado, é preciso outro mais adequado às circunstâncias actuais.

4 comentários:

Bmonteiro disse...

Desde há anos que refiro que "Felizmente há crise"
Parafraseando "Felizmente há luar" de Luís Sttau Monteiro, na última noite de Gomes Freire de Andrade.
Não fossem algumas dificuldades financeiras, o país teria hoje 40 F-16 a voar na Força Aérea; três ou quatro novos submarinos na Marinha; uma aviação no Exército.
Este país, acaba de receber os primeiros de 260 blindados de rodas (364 milhões).
Perante o que há anos me pareceu que metade nos serviriam perfeitamente, acabo de saber o seguinte: a república Checa (10,2 milhões de habitantes), tendo encomendado 199, pensou anular o contrato; vai optar por adquirir metade.
Um abraço
BMonteiro

Pod papo - Pod música disse...

É isso mesmo. Temos que trabalhar duro, afinal de contas, são nas dificuldades que as pessoas abrem o coração, se tornam receptivas à novas idéias, estratégias e exercitam sua mente. A pior crise é a que acontece dentro da gente.

Beijão!

A. João Soares disse...

Caro Bravomike,
O bom senso e o sentido das realidades não podem ser abandonados nos momentos de decisão. É preciso ter em vista o objectivo os recursos disponíveis.
Um abraço
João Soares

A. João Soares disse...

Cara Polémica,
Não devemos deixar-nos enredar pelo problema e chorar sobre p leite derramado. Há que procurar a solução e parar de lamentar a crise. E nessa solução convém não voltarmos a mergulhar nas asneiras que deram mau resultado, Inovar criar novas situações será a maior virtude.
Abraço
João Soares