sexta-feira, 31 de março de 2023

VANTAGENS DA AMIZADE E DA FRATERNIDADE

(http://domirante.blogspot.com/2023/03/vantagens-da-amizade-e-da-fraternidade.html)

 (Public em  DIABO nº 2413 de 31-03-2023. pág 16, por António João Soares)

A Amizade constitui o maior valor na sociedade actual, que supera o jogo do euromilhões e outras ficções financeiras, porque o dinheiro não resolve tudo, dá preocupações e acaba por desaparecer.

Pelo contrário, a força da Amizade quando ela é sincera, verdadeira, é um vencedor de dificuldades e de sacrifícios. Como a humanidade seria um paraíso confortável se todas as pessoas fossem amigas de se ajudar nem que fosse apenas por trocas de opiniões sobre os motivos das suas preocupações, a começar pelos governantes dos países. Com a troca de informação para a gestão das realidades mais difíceis, deixaria de haver poderosas indústrias de material agressivo e de as pessoas viverem sob a ameaça de conflitos incluindo a perigosíssima guerra nuclear. Se formos amigos uns dos outros, todos beneficiaremos, sem termos nada a perder e com os benefícios do bom entendimento e da vida em paz e harmonia.

Faço parte de um grupo de amigos que se habituou a conviver num almoço semanal, já há muitos anos em que nada se exige nem sequer a obrigatoriedade de ir ao almoço, quando isso obrigaria a faltar a obrigações de interesse pessoal ou familiar. Criei o hábito de tirar fotografias, durante o repasto e, depois, as publicar no facebook o que obtinha comentários de outros amigos, alguns dos quais depois se integraram no conjunto. Há alguns anos fui internado num lar de idosos afastado do local habitual do almoço, não me é fácil e seguro deslocar-me a esse acto «religioso», mas um conviva prestou-se a fazer a cobertura fotográfica e a enviar-me, por gmail, o resultado desse seu trabalho, respeitando assim a minha continuação de elemento do grupo, o que me dá muito prazer e constitui um motivo de luta contra o envelhecimento, por me ocupar tempo e me dar actividade cerebral.

A Amizade é um sentimento, um afecto, que devemos alimentar. A religião aconselha a respeitar e amar os outros como se fossem irmãos e estes amigos estão conscientes disso de forma que, sempre que os seus compromissos lhes dão folga eles aqui estão neste dia semanal em cumprimento do dever que a fraternidade lhes aconselha. Como a humanidade seria mais feliz se este compromisso estivesse mais generalizado!  Sigamos todos este exemplo da forma que mais for adequada aos compromissos de cada um.

Outro aspecto que me ajuda a retardar a chegada da senilidade tem sido o esforço generoso de colaborar com um artigo semanal para o jornal O DIABO, onde procuro não falhar e onde já saíram 333 trabalhos com um aspecto que procuro ser contributivo para um melhor futuro da sociedade, com críticas construtivas, dando sugestões que melhorem a ética social dos leitores, principalmente se tiverem responsabilidades na governação de qualquer nível.

Modernamente, há muitos meios de comunicação que permitem transmitir amizade e afectos. Trocas de mensagens com opiniões sobre as realidades que as notícias nos transmitem, contribuem para evitar o isolamento e melhorar a nossa cultura e a dos amigos. Viver é conviver e podemos fazê-lo mesmo estando afastados e sem contactos directos. Mesmo publicando nas páginas da Internet, obtemos respostas e comentários de conhecidos que nos ajudam a vencer os inconvenientes da solidão e a continuar vivos.

Dizia um pensador que quando se morre nada se deixa a não ser a recordação do afecto trocado com os amigos. A Amizade constitui um valor muito significativo. Por isso deve difundir-se a solidariedade contribuindo para que a Humanidade viva em paz e harmonia, sem inveja, ambição, violência, nem péssimas competições. 


Sem comentários: