sexta-feira, 24 de março de 2023

ATITUDES QUE SÃO MENSAGENS CLARAS

http://domirante.blogspot.com/2023/03/atitudes-que-sao-mensagens-claras.html 

(Public em  DIABO nº 2412 de 24-03-2023. pág 16, por António João Soares)


A Humanidade pode beneficiar muito se cada cidadão e, principalmente, os políticos em altos cargos, em vez de optarem por discursos extensos e vistosos para transmitirem imagens que, por vezes, merecem ficar mais recatadas, praticarem actos menos propagandeados e mais eficazes para melhorar os comportamentos públicos e a qualidade de vida.

 

Estou a pensar na visita feita pelo Presidente dos EUA de surpresa à Ucrânia em que transmitiu discretamente apoio inequívoco com amizade a este país, e em que, sem palavras, dava uma boa lição a Putin, e uma boa informação ao mundo sobre o sofrimento imposto aos habitantes ucranianos desde a invasão de que têm sido vítimas, durante os derradeiros 12 meses. Com a sua visita e as suas deslocações, expôs às pessoas inteligentes que a Rússia não teve a vitória que certamente desejava. Esta guerra não está vencida e, provavelmente nunca estará, apesar das muitas baixas humanas provocadas e das exageradas destruições feitas nas localidades.

Realmente, os gestos são mais eloquentes do que longos discursos.

 

Esta visita demonstra muito claramente, que a maior parte do mundo está muito unida quer aos EUA quer à UE em relação à Ucrânia e está determinada a não deixar cair este país nas mãos do agressor que há um ano iniciou uma guerra demasiado violenta e sem o mínimo respeito pelos direitos humanos de viver.

 

Joe Biden deixou a promessa à Ucrânia de não a deixar cair nas mãos do agressor, do fornecimento de mais armamento a este país, o qual poderá contar com a entrega de equipamentos essenciais, sistemas eficientes contra a violência que lhe está a ser imposta e radares de vigilância aérea e, por outro lado, dentro em breve irá ser agravada a quantidade de sanções económicas à Rússia.

 

A opressão russa lançada há um ano no território ucraniano é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial ocorrida entre 1939 e 1945.

 

Além desta atitude que representa mais do que muitos discursos, felizmente, há outros bons exemplos que merecem ser citados. Há dias vi uma referência à Via Verde Seixal, criada pela médica Drª Alexandra Fernandes destinada a apoiar doentes sem médico de família e que, para obterem uma consulta, perdiam horas de espera à porta de clínicas e, agora podem pedir a marcação de uma consulta por meio de chamada telefónica no dia anterior.

 

Este centro de apoio a pessoas que não dispõem de médico de família, tem possibilidade diária de atender 150 consultas entre as 8h00 e as 20h00 servindo 45 mil utentes. Mais ao menos ao mesmo tempo, foi também criada a Via Verde Almada, de igual estilo mas de menor dimensão, dado que só precisa de atender 17 mil utentes. O exemplo do Seixal merece ser imitado. Portugal precisa das iniciativas positivas dos seus cidadãos.

O nosso país, e a humanidade, em geral precisa que os seus cidadãos vivam atentos ao que se passa em seu redor e procurem contribuir com o seu esforço e a sua capacidade para encontrar soluções eficazes para resolver as dificuldades com que depararem. A Pátria é nossa e nós temos o dever de a cuidar bem. Os bons exemplos devem ser seguidos de forma correcta.

«Para a evolução do nosso país, não bastam palavras bonitas, atitudes vistosas e ser fotografados com jovens que aplaudem os governantes em evidência». São mais vantajosas atitudes criativas que produzam melhorias eficazes na qualidade de vida dos cidadãos carentes de apoio. Devemos viver com o espírito atento ao que se passa em nosso redor e contribuirmos, com o nosso esforço e a nossa capacidade, para inovarmos soluções válidas, seguindo positivamente os melhores exemplos que nos surgem e inovando outros. A nossa Pátria espera muito de cada um de nós. 

Sem comentários: