sexta-feira, 10 de março de 2023

PARA UM AMANHÃ RISONHO

http://domirante.blogspot.com/2023/03/para-um-amanha-risonho.html

(Public em DIABO nº 2410 de 10-03-2023. pág 16, por António João Soares)

Quando comecei a publicar em O DIABO, a convite do seu director, e já lá vão mais de 330 textos, poucos foram os que fugiram ao objectivo de, embora modestamente, procurar contribuir para uma evolução social com uma melhor qualidade de vida, principalmente para os cidadãos mais carenciados, os que devem ser considerados os mais beneficiados com uma evolução para uma sociedade socialmente mais justa e equitativa. Mas, nestes mais de seis anos, tenho sofrido o desgosto de ver cada vez maior quantidade de lamentações e de desagrados e com poucos gestos que merecessem o meu elogio. 

Mas nem tudo deve ser condenável, pois em 17 de fevereiro tive oportunidade de me referir à inovação da Vila Verde Seixal e à Vila Verde Almada, da iniciativa de uma médica que, consciente das dificuldades de apoio na saúde de cidadãos que não dispõem de médico de família, atraiu a boa vontade de médicos e enfermeiros já fora do serviço activo e que dão a possibilidade de os doentes disporem de consulta sem espera demorada, bastando telefonar num dia para serem atendidos no dia seguinte. Desejei que estes casos fossem bons exemplos seguidos por todo o país, nestes e noutros aspectos convenientes. Mas parece que o povo mais capaz de semelhantes iniciativas continua adormecido sob a pestilenta comunicação social que vive estarrecida pelo futebol, pela pandemia e pelos intermináveis crimes entre familiares e vizinhos que envolvem pessoas de todas as idades.

E, há dias, reparei em duas notícias altamente positivas. Uma refere que um deputado de Macau está a lançar a sugestão de que a tecnologia chinesa, além de ser apenas traduzida para inglês, passe também a ser para a língua portuguesa, a fim de beneficiar os muitos estados lusófonos e os muitos conhecedores desta língua que se encontram radicados pelo mundo. E isso dá também aumento aos negócios dos exportadores das indústrias chinesas.

 A outra notícia, também muito positiva, embora de interesse meramente nacional, é a de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, ter passado um dia no Alentejo, em cinco concelhos do litoral a ouvir os autarcas, a população e os profissionais de saúde sobre as falhas que existem no setor. Visitou as instituições de saúde da área, no âmbito do Governo «Saúde Aberta». Nesta área que visitou, habitam mais de 100 mil pessoas e onde muitas sofrem problemas graves de acesso aos cuidados de saúde. Pretendia «dialogar e ouvir as pessoas. Ouviu a população, os autarcas, os profissionais e tentou procurar soluções para melhorar o acesso à saúde, quer nos cuidados de saúde primários, quer nos cuidados hospitalares» para, destas conversas, saírem "medidas concretas" que possam ser adoptadas "nos próximos meses, em conjunto com os autarcas".

Este esforço do ministro de conhecer as realidades em que o seu sector deve ser eficaz constitui uma forma exemplar, oposta à dos governantes que vivem fechados nos seus gabinetes, desprezam as necessidades de actuar e, quando algum jornalista tem oportunidade de lhes fazer uma pergunta sobre um facto concreto de que o povo fala, limitam-se a afirmar que desconhecem e vão investigar. Um ministro tem a responsabilidade de tomar decisões oportunas e eficazes para defender os cidadãos de perigos e mantê-los com a melhor qualidade de vida. Para isso, devem conhecer a realidade da sua área de responsabilidade e, quando é detectado algo inconveniente, averiguar como aconteceu e tomar medidas imediatas para remediar o mal ocorrido e prevenir para que não se repita.

Este realismo do ministro constitui mais um bom exemplo a seguir para que o futuro seja risonho com a melhor qualidade possível, principalmente para os cidadãos mais carentes de apoio.


8 comentários:

Anónimo disse...

Melhorar é sempre bom. Nossa saúde agradece. Beijinhos da Gisele Claudya.

Cor Manuel Bernardo disse...


Caro João:

Os meus parabéns por teres continuado a publicar no "Diabo" ao longo de tantas semanas. Tal como o texto de hoje são normalmente interressantes em ligação com a sociedade portuguesa. Espero que continues. E já agora era bom se publicasses em livro (escrito ou na net). Gr. Ab.
Manuel A Bernardo
PS: Vou fazer a minha última publicação numa esdição actualizada sobre Timor, em 18ABR2023 na Liv. Mun. Oeiras (Verney), através do Programa Fim do Império. Digo a última, por as "brancas" não me largarem...

A. João Soares disse...

Agradeço ao Manuel Bernardo e à Gisele Claudya a gentilesa dos comentários. Informo o Bernardo de que em tempos falei com um funcionário da emmpresa de que me falaste, mas os textos ocupariam mais do que dois volumes e não tive paciência para seleccionar os destinados ao 1º volume. Se me aparecer alguém interessado nesse trabalho fico muito grato. Creio que o conjunto é muito válido para apoio de quem estiver interessado na defesa dos interesses nacionais. Forte abraço com votos de boa saúde e felicidade. João

A. João Soares disse...

Transcrevo um comentário que recebi por email

Caro Amigo João,

Esta acção do Ministro Pizzarro é pura demagogia.
Eles ouvem, ouvem e não fazem nada.
Já lá vão 7 anos desta governação, cada vez há mais pobres
e caminhamos para a cauda da Europa.
Já reparaste neste escândalo da TAP ?
Despediram a CEO por justa causa (ter concedido uma indemnização ilegal)
e agora veio-se a saber que ela deu conhecimento prévio aos ministros da tutela.
Alem de que um despedimento por justa causa exige um processo com audição dos intervenientes, que náo foi feito….
Enfim, uma trapalhada que só cabe na cabeça do Medina-
Nós, os contribuintes é que vamos pagar tudo isto.
Por isso náo há dinheiro para a saúde, para a educação, justiça, etc.
Um abraço e bom fim de semana.

Adry

AJoão Soares disse...

Mas, meu caro, o povo não repara nesses factos reais. Vive obcecado com promessas que nunca serão cumpridas e pr falácias sem seriedade E nas próximas eleições votam em quem souber mentir melhor. Bom fim-de-semana. Abraço. João

A. João Soares disse...

AJoão Soares. O meu contacto está no início do comentário anterior. Assumi a responsabilidade da transcrião das palavras do meu amigo de há quase um século, a quem envio um forte abraço. AJoão Soares


Mariazita disse...

Querido amigo João
Concordo inteiramente com o Cor Manuel Bernardo quando diz que estas cartas mereciam ser publicadas em livro.
També concordo consigo ao dizer que, compilar todos esses escritos, separá-los para um primeiro e um segundo volumes, representa um trabalho hercúleo.
Mas talvez consiga arranjar alguém que o ajude nessa tarefa.
Ponho-me já na fila para os adquirir...
Um abraço de parabéns pelo seu excelente trabalho.

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


A. João Soares disse...

Querida Mariazita
Muito agradecido pelas suas simpáticas palavras.
A sua sugestão vem coincidir com um antigo desejo meu. Continuo à espera de uma pessoa generosa que faça essa boa acção. Esta não será gratuita porque terá a recompensa das primeiras vendas da maneira que achar mais conveniente.
A contínua missão de ir continuando a colaborar semanalmente para o jornal ajuda-me a continuar vivo com o cérebro activo. Haja um voluntário!!!

Forte Abraço com votos de boa saúde
João