Este exemplo de referência recebido por e-mail, merece ser muito bem ponderado pelos responsáveis pela Educação Nacional, com vista a melhorar a eficácia da preparação dos futuros cidadãos portugueses.
Vejam só a diferença!!!!!
Por Fátima F., Professora de Inglês, da Escola Secundária Augusto Cabrita - Barreiro
"Em primeiro lugar quero esclarecer que esta visita correspondeu a mais uma mobilidade do Projecto - Eco-Sport, Eco-Culture and IT - integrado no Programa Comenius a que a minha escola (Sec. Augusto Cabrita - Barreiro) se candidatou e que neste momento já está próximo da sua conclusão, tendo sido iniciado no ano lectivo 2008/09. A iniciativa foi de professores de Informática que envolveram algumas das suas turmas de Cursos Profissionais. Eu integrei o projecto enquanto professora de Inglês de algumas dessas turmas. Neste Projecto estão envolvidas escolas de sete países: Portugal, Itália, República Checa, Polónia, Roménia, Suécia e Finlândia. Faremos 6 mobilidades e já recebemos na nossa escola as delegações dos outros 6 países em Outubro passado.
Basicamente o projecto obriga a trabalho nas áreas das novas tecnologias, desporto e ambiente. Para cada mobilidade são definidos temas de trabalho, modos de apresentação dos trabalhos de cada país com recurso a aplicações/programas informáticos. Há um número mínimo obrigatório de "mobilidades", isto é, alunos e professores que constituem as respectivas delegações. No entanto, em cada deslocação, viajam um máximo de 6 pessoas, entre alunos e professores. Os alunos são sempre acolhidos pelas famílias dos alunos envolvidos no projecto. Durante a semana em que permanecemos no país visitado cumprimos um programa de actividades previamente definido que passam por: contacto directo com a escola que visitamos, implicando assistência ( por vezes com participação mais ou menos activa) a aulas e actividades da escola, visita às instalações da escola, visitas de carácter cultural, participação em actividades desportivas, apresentação dos trabalhos que foram feitos entre mobilidades, também as respectivas reuniões de avaliação do cumprimento dos objectivos e definição do trabalho a desenvolver até ao encontro seguinte. No nosso caso este projecto envolve cerca de seis professores que foram rodando entre si as deslocações. No meu caso, tive oportunidade de em Maio passado ter ido à Suécia e agora à Finlândia.
Relativamente à Finlândia a escola com quem temos este intercâmbio situa-se na pequena localidade de Perniö, na região de Salo, a 2 horas de camioneta da capital Helsínquia. Perniö tem:
Uma Secondary School - frequentada por alunos dos 12/13 aos 15/16 anos - correspondente ao nosso 3º Ciclo - 234 alunos e 23 professores ; 3 ou 4 funcionárias (de limpeza) e a Directora.
Foto 1: Entrada da Escola com os trenós.
Foto 2: Hall de entrada. Casacos e calçado são tirados. Os alunos andam em meias por toda a escola. Conforto e limpeza!!!
Foto 3 e 4: Alunos em aula. Cadê os 28/30 alunos? Entre os 16 e os 20 alunos!
O refeitório: a comida vem de um serviço de catering. Há 1 funcionária que coloca a comida nas cubas, os alunos servem o seu próprio prato, limpam o prato e os talheres que arrumam num balcão, as mesas ficam sem uma migalha e suspendem as cadeiras nas mesas para que tudo fique arrumado e reduza o trabalho da funcionária. Os alunos não pagam a refeição.
Foto 5 e 6: Sala de Informática
Fotos 7 e 8: Laboratório de Línguas
Foto 8: Sala de Professores - pode ver-se um balcão onde os próprios professores preparam os seus lanches, fazem café ou chá ou aquecem alguns alimentos. Não há bares, nem de alunos nem de professores. Poupam-se assim funcionários!
Foto 9: Ao lado da sala de profs. - Reprografia sem funcionário. São os professores que preparam o seu material.
Existe também uma Upper Secondary School - alunos dos 16 aos 18/19 anos - correspondente ao nosso ensino secundário- 90 alunos e 10 professores; 2 funcionárias ( de limpeza) e a Directora. Esta última é a escola do intercâmbio.
(Nota: As dimensões não são comparáveis com a nossa realidade. No entanto, o poder central não fecha escolas, pois considera importante a manutenção dos jovens nas suas terras.)
A educação é da responsabilidade da " municipalidade" ( se me é permitida esta tradução), embora o sistema educativo seja regulado por um "Gabinete da Educação" central, logo comum a todo o país.
Foto 10: Recepção musical pelos alunos finlandeses.
Foto 11: Os sapatos à porta da sala!!!!
Foto 12: Não há toques de campainha. Alunos e professores entram e saem à hora certa.
Foto 13: Aula de Inglês
Foto 14: Aula de Ioga
Foto 15: Alunas do intercâmbio interagindo em actividade criativa sobre o tema "Common Europe"
Foto 16: Visita Cultural à cidade de Turku
Horários
- Professores- 36 horas semanais - aulas + actividades ( incluindo preparação de aulas)
- Alunos - começam às 8.00h terminam às 14.00h - depois das 14 horas, os alunos calendarizam actividades - música, teatro ou desporto. Podem pedir sessões de apoio aos professores.
Os professores entre as 14horas e as 16horas marcam com os alunos as várias actividades de acordo com as necessidades. Nada está definido à partida. Os professores estão disponíveis para o que forem solicitados.
- Turmas - de 16 a 20 alunos, contudo como se trata de uma Upper School, pode haver grupos maiores já que neste nível de ensino a progressão dos alunos faz-se por acumulação de créditos. Para poderem realizar os Exames Finais ( Nacionais) os alunos têm de ter um mínimo de 75 créditos. Há disciplinas obrigatórias consoante a vertente dominante da sua formação. Este sistema permite que um aluno que queira seguir uma área de Ciências possa escolher disciplinas da área de Humanidades desde que cumpra as disciplinas consideradas obrigatórias na sua área. Os alunos vão-se inscrevendo nas disciplinas para fazerem créditos e tendo em conta os horários em que as disciplinas funcionam logo, pode acontecer haver grupos maiores.
Nota: Este sistema de créditos é o sistema de todo o país.
- Disciplina/ Comportamento - os alunos cumprem as regras de disciplina da escola. Quando há problemas os pais são chamados à escola ou contactados por telefone. Quando os alunos não querem estudar ( já estão fora da escolaridade obrigatória) abandonam, mas são uma minoria. Os pais vão pouco à escola!! Só quando são chamados.
- Faltas - quando faltam os alunos apresentam justificação dos pais ou do médico. Não há limites. Cada situação é avaliada pelo professor da disciplina que terá a assiduidade do aluno em conta na avaliação. Se é um aluno com muitas faltas e nos testes não tem resultados positivos, é automaticamente assumido que isso significa reprovar, isto é, não acumula créditos. Não há recuperações, nada! O que conta é o número de créditos que cada um tem de conseguir para poder fazer os exames finais! Os alunos muito interessados em alargar as suas áreas de conhecimento fazem créditos a mais e enriquecem o seu currículo escolar.
- Avaliação dos Professores - são avaliados anualmente pela Directora da escola que se limita a observar o trabalho dos docentes durante o ano nas várias vertentes. Só têm aulas assistidas pela Directora quando surge algum problema relativo ao seu trabalho. Esse problema pode vir de queixa apresentada pelos alunos, pelos pais ou até mesmo por outros professores ( mais experientes) que podem detectar irregularidades ou dificuldades.
Algo que é bastante diferente do nosso sistema é o sistema de habilitações para leccionar as várias disciplinas. Nesta escola conhecemos professores que podem leccionar: Ed. Física e Matemática / Literatura e Geografia / Ciências e Física e Química , por exemplo.
A Informática é transversal. Todos os professores nas suas salas têm recursos informáticos que utilizam diariamente.
Cada professor tem a sua sala com todo o seu material. Até parte do trabalho administrativo, registo de progressões , é feito pelos próprios professores, tanto que a escola não tem Secretaria. Tem o gabinete da Directora que realiza o trabalho necessário.
Nota: A burocracia não deve ter nada a ver com a montanha horrível de papel que nós temos nas nossas escolas portuguesas.
É tudo simples e eficaz: as salas estão abertas, não há funcionários a tomar conta dos meninos porque vandalizam e roubam os equipamentos ou porque roubam os telemóveis uns aos outros, os pais não andam a correr para a escola a queixar-se da má relação que o prof. X tem com o filho, ou que a filha é vítima de bullying, ou que a comida no refeitório não presta, ou que o professor pôs o filho na rua, etc... A escola é respeitada. Enquanto os filhos estão na escola, têm de cumprir as regras da escola e "ponto final". Só como exemplo, sempre que nós entrávamos numa sala de aula, os alunos levantavam-se e cumprimentavam-nos " good morning".
Bem, não quero ser cansativa, portanto vou ficar por aqui.
Espero satisfazer alguma curiosidade, pois sei que outras questões ficaram por abordar e nem todas tivemos oportunidade de aprofundar nos quatro dias e meio que lá passámos.
Fátima F.
sábado, 24 de abril de 2010
Escola na Finlândia
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6 comentários:
Mas o problema reside no facto dos portugueses não serem muito inteligentes.
Lembro-me que há uns anos compraram escolas pré-fabricadas. Montaram a coisa na margem sul, Laranjeiro, Corroios, mas apreciam uns "lavatórios" que ninguém sabia para que serviam. Não eram lavatórios nem mictórios pois estavam demasiado baixos, mesmo para crianças, um mistério, até que descobriram que, sendo nórdicas, aquilo servia para os putos meterem os esquis.
O problema de Portugal não é a corrupção é a incompetência. Eu só compreendi a História de Portugal quando compreendi que era tolo. Só assim as coisas fazem sentido. bfds
Caro JOão,
Óptimo post, que pena os nossos (des)governantes que tantos passeios fazem não aprenderem como fazer...A minha filha mais nova também esteve numa escola (modelo) onde se fazia também intercambios com escolas europeias. Tive alojado em minha casa um estudante alemão que durante o dia estava nessa escola em actividades que teinham sido preparadas para o efeito. A minha filha foi para a Alemanha em situação semelhante na escola desse alemão. Como calculas as experiências que essas professoras recebem depois não podem pôr em execução cá no "burgo" porque o ensino existente não contempla nada disso! Vamos ver como se deve fazer para depois ficar tudo no "tinteiro"!!!
Tristeza a nossa...
Um abraço amigo e parabéns pelo post.
Caro Taxi Pluvioso,
O caso que contou mostra bem a falta de critério de competência e de seriedade com que se copiam os «bons exemplos» do estrangeiro. Os «boys» não vão lá fora para analisarem correctamente e depois escolherem o que mais nos convém. Levantam-se de manhã depois de uma noite de descontracção, dão uma corridinha para aparecerem na TV, dois dedos de conversa em ingleguês com uma mistura de portuglês, umas refeições bem regadas, mais um passeio turístico e o dia chega ao fim na discoteca. Entretanto compram uns recuerdos que pagam com o cartão de crédito de serviço.
E os negócios por administração directa com o vendedor do Magalhães ou os sábios da Escolaparque ou da EPUL, são mais exemplos destes programas de estabilidade, continuidade sem desenvolvimento.
Mas o regime, com uma Constituição constritiva com que o algemaram, nem sequer dá ao PR os poderes que devia ter e usar para bem de Portugal.
Um abraço
João
Do Mirante
Caro Luís,
Muito obrigado pelas tuas palavras.
Grande parte do comentário anterior era já uma resposta ao teu comentário, talvez por distracção ou por falta de travões!!! Como não daria jeito repetir, peço-te que passes por lá os olhos.
Um abraço
João
Só imagens
Caro João,
Estive em Helsínquia em Dezembro e uma das coisas que realmente impressiona é a educação, o civismo que encontramos em todo o lado.
Helsínquia não é uma cidade particularmente bonita, mas a educação cívica é realmente um dos pontos marcantes.
Caro Pedro,
A sua conclusão acerca dos comportamentos dos finlandeses prova que a EDUCAÇÃO, o ensino são a pedra de toque da sociedade. Da sua eficácia resulta tudo, desde o civismo até ao desenvolvimento económico e tecnológico e às relações internacionais.
Tecnicamente a Finlândia está no topo das inovações. Internacionalmente, os seus políticos têm sido intermediários em muitos conflitos para os intervenientes chegarem a soluções pacíficas e evitarem a guerra. Na Saúde houve recentemente o caso de denúncia da campanha desonesta para vender tamiflu, ainda no início do boato sobre o perigo da gripe suína, H1N1. O ministra foi honesta e corajosa, mas foi exonerada, por pressão exterior insustentável.
Há Países com boas estruturas, gente competente e bons governantes. Deles deviam ser tirados exemplos úteis a todos os outros, como o nosso, um pequeno rectângulo, com uma óptima posição geográfica como se viu nos descobrimentos mas, agora, transformado num antro de malvadez.
Um abraço
João
Sempre Jovens
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