A Comunicação Social informa que a ASAE investigou o caso da promoção do Pingo Doce para verificar algo de ilícito que prejudicasse as empresas suas concorrentes.
Sem dúvida que a ASAE deve actuar dentro dos limites das atribuições que a lei lhe confere mas, provavelmente, a lei não esteja adequada às realidades que afectam os consumidores finais. Pelo que se depreende, ela procura defender os «tubarões» da distribuição e pune quem der bónus aos clientes consumidores mas não quem sacar a estes o máximo.
É vulgar ter-se conhecimento de produtos agrícolas que o consumidor paga por 100 e que o seu produtor se queixa de os ter vendido apenas por cerca de 10 ou 20. Pode não significar que haja alguém que os compre ao produtor por um preço e os vá vender por cinco ou mais vezes mais. Mas, na maior parte dos casos, existe uma cadeia de demasiados intermediários que, sem aumentar mais-valia ao produto, lhe aumentam o preço.
Já ouvi dizer que, em muitos casos, essa cadeia de elos de intermediários nem se dá ao trabalho de transportar, armazenar e voltar a transportar para o elo seguinte, pois é frequente o mesmo camião carregado no produtor vai descarregar na grande superfície ou nos vendedores finais, passando por sucessivas facturações. É apenas uma escrituração que permite o enriquecimento conivente, em prejuízo de quem produz e de quem consome.
E se não fosse a tal escrituração conivente entre elementos da cadeia, por vezes mais ou menos fictícios, um hipermercado podia legalmente fazer descontos muito superiores aos praticados na badalada promoção, atendendo à diferença entre o preço de venda e o da compra ao produtor.
E, por vezes, acima destes lucros parciais dos elos da cadeia de abastecimento, o vendedor final chega aumentar os preços de 70% ou 80% como a imprensa refere. E essa amplitude de lucros verifica-se com o valor dos descontos em época de saldos. Mas a ASAE não está orientada para punir esses saques ao bolso do consumidor mas para atacar a empresa que faz descontos e dá bónus, porque a lei está orientada para proteger os poderosos à custa dos sacrifícios de quem, economicamente, é apenas consumidor de produtos de primeira necessidade.
Os cidadãos normais deviam apoiar e rezar para as outras grandes superfícies imitarem o Pingo Doce. Mas infelizmente as mensagens que aparecem em e-mails vêm de quem age em defesa das grandes empresas e não dos consumidores. Porém, é urgente que estes se consciencializem e aprendam a resistir à tentação de comprar só para aproveitar os bónus, pois devem aprender a gerir eficazmente o seu dinheiro, principalmente quando é pouco, destinando-o prioritariamente a artigos que lhes são efectivamente necessárias.
Não são visíveis intenções de regularizar e moralizar estes circuitos de distribuição, o que poderia passar por estimular a criação de cooperativas de produtores regionais, geridas por produtores eleitos pelos seus pares.
Devem ser criadas condições de legislação para a ASAE actuar em benefício de quem trabalha na produção e de quem consome. Isso não se resolve com a invenção «inteligente» da ministra da Agricultura com a designação de Taxa Alimentar.
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sábado, 5 de maio de 2012
ASAE e o consumidor
Publicada por A. João Soares à(s) 22:20
Etiquetas: ASAE, consumidor, distribuição
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3 comentários:
Caro João,
Não posso estar mais de acordo.
Nas últimas duas décadas vimos em Portugal o sector dos serviços crescer exponencialmente em detrimento dos transaccionáveis (a produção). Ora isto gerou que a distribuição se modernizou e adaptou muito mais rapidamente que os produtores, pelo que se estes suportam margens mais reduzidas só se podem queixar deles mesmos, agora não podem é culpar os primeiros dos seus males.
Não deixa de ser curioso o que uma simples campanha pode fazer pela discussão de temas tão importantes à nossa economia, entre os quais é óbvio o racionalismo dos consumidores na hora de comprar.
Abraço.
Caro Amigo André Miguel,
Diz muito bem. Este caso, como muitos outros, deviam se bem analisados em todos os aspectos: implicações, causas e consequências para dele4s se retirarem as melhores lições e serem tomadas decisões adequadas.
Os consumidores, toda a população, durante a sua escolaridade obrigatória, devia ser ensinada naquilo que, durante a vida, lhe é necessário, para bem gerir os seus interesses.
Sem tal informação, o povo acaba por ser um peixe inocente que morde qualquer isco.
E, para suprir essa insuficiência, o Poder cria uma ASAE que serve para defender os tubarões da má concorrência de outros tubarões. O povo ignorante que se lixe...
Será bom que o sector da produção se organize para se defender a si e aos seus trabalhadores, os puros consumidores, que consomem tudo o que ganham.
Abraço
João
Atenção à notícia:
Bruxelas não vê violação das regras na campanha do Pingo Doce
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