sexta-feira, 19 de maio de 2023

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APOIA NOVAS ESTRATÉGIAS NA EVOLUÇÃO

http://domirante.blogspot.com/2023/05/a-inteligencia-artificial-apoia-novas.html

(Public em  DIABO nº 2420 de 19-05-2023. pág 16, por António João Soares) 

A IA, Inteligência Artificial, está em desenvolvimento e tem dado provas da sua eficácia em novas tecnologias com acentuado apoio da informática, abreviando soluções que têm desenvolvido a indústria e reduzido o esforço na preparação de decisões e no controlo da execução e possibilitando a repetição automática de muitos actos. Há defensores dos trabalhadores que receiam muitos despedimentos e o aumento do desemprego, mas os líderes da inovação afirmam que os técnicos dispensados podem passar a trabalhar noutros sectores da indústria ou no controlo da qualidade da continuação da obra e na melhoria da utilização da AI. Esta não subjuga o ser humano, mas é obra deste, e está sujeita a aperfeiçoamentos deste e à sua aplicação concreta a outros sectores segundo a vontade dos técnicos. Cada acto que ela exerce é fruto de ordem que recebeu na sua concepção.

Os técnicos passam a ser preparados para trabalho mais evoluído ou no sector onde actuavam ou noutro que se vocacione para agir com mais evolução. Quem tiver de mudar de empresa deve escolher uma outra actividade de que goste e procurar instruir-se de forma a poder colaborar em novas tecnologias desenvolvidas com aplicação da IA.

As grandes indústrias seguidoras de novas tecnologias com utilização da IA, devem evitar ser aviltadas por jovens ambiciosos e sonhadores que pretendam desenvolver sonhos como os que gostam de terminar com as diferenças de sexo ou outras fantasias semelhantes. Esse desenvolvimento da economia não se enquadra na melhoria da vida do género humano e na felicidade das pessoas, mas, sem dúvidas, muitas novidades surgirão que beneficiarão a economia e a vida humana. Será bom que nos preparemos para sermos participantes activos, da melhor forma, na sociedade do futuro.  

O presidente executivo da Apple, Tim Cook, afirmou que a sua empresa tem integrado IA em várias funcionalidades nos seus produtos - como é o caso de detecção de quedas ou de acidentes. “Não são apenas grandes funcionalidades, estão a salvar a vida das pessoas”. Apesar disso, fez questão de sublinhar que há questões a precisar de resolução no que diz respeito à integração de IA em algumas áreas.

Mas, atenção! Já estão a ser detectados inconvenientes a que os políticos actuais precisam de ter capacidade de responder adequadamente.  Warren Buffett comparou o aparecimento da Inteligência Artificial (IA) à criação da bomba atómica, indicando não estar certo de que seja algo propriamente bom para a humanidade. Podemos mudar tudo no mundo, mas devemos respeitar a forma como pensamos e nos comportamos e é indispensável preparar o grande passo a tomar para a continuidade no respeito mútuo numa sociedade que não deve menosprezar a ética que obriga a viver em sociedade com dignidade. A confirmar o receio de Warren Buffett, na China, em que a polícia lançou uma investigação a um portal de notícias que usava o popular programa de inteligência artificial ChatGPT para gerar e divulgar artigos falsos, com o objetivo de obter grandes quantidades de negócio e lucro, foi detectado um artigo na Internet que informava do descarrilamento e incêndio de um comboio, numa província ocidental, que provocou vários mortos, acidente que era falso. Mas que teve uma divulgação terrível.

A IA permite preparar máquinas que respondem aos clientes sobre dúvidas relativas que estes desejam esclarecer sobre aspectos do funcionamento dos seus sectores. Curiosamente, algumas máquinas de pagamento automático exigem gorjeta após o pagamento, o que está a gerar reclamações da parte dos clientes.

Há que criar condições de utilização que permitam um controlo eficaz para evitar maus comportamentos nocivos ao convívio social. Um deles é evitar divulgação de notícias falsas e o fomento de conflitos diversos, para que a AI não seja a bomba atómica informática.

2 comentários:

João Afonso disse...

Obervações muito interessantes a ter em conta no avanço (irrestível) da IA.
BS

A. João Soares disse...

Mas esta evolução exige muito controlo para não condicionar as liberdades das pessoas dado que há ums tendência de novos «sábios» abusarem da boa intenção dos que usam a sensatez. Já há variados crimes usando cartões de crédito, jogos electrónicos e outras inovações. E não ha sinais de que os governantes mostrem sensatez que os torne merecedores do reconhecimento e do respeito das populações.
Devemos estar prevenidos para os perigos do mau uso da IA.