domingo, 17 de maio de 2009

A Paz no Mundo será possível?

A resposta à interrogação do título tem de ser afirmativa, ou não fosse eu um optimista, embora preocupado. Procurando neste espaço os posts dedicados à Paz, negociação, conversações, encontra-se o fundamento desta resposta. Realmente, basta que os governantes, bem como os líderes de grupos rebeldes se revistam de uma capa real de civismo, humanidade, democracia no verdadeiro sentido de respeito pelos povos, pelos direitos humanos e despindo-se de ambições pessoais de riqueza rápida e desmedida e de vaidades.

Vale a pena ler as palavras de Sua Santidade o Papa nos artigos a seguir linkados sobre a sua recente visita ao Médio Oriente:

Papa pede “não mais terrorismo, não mais guerra” na despedida de Israel
Papa reza no Santo Sepulcro e pede liberdade religiosa em Jerusalém
Papa pede aos cristãos para ficarem em Israel e na Palestina

Mas, infelizmente, os governantes e os líderes de grupos rebeldes, não primam pelas qualidades desejáveis atrás referidas e, por isso, as notícias chovem impiedosamente, como ácido corrosivo que transforma o mundo num inferno em que os que mais sofrem são inocentes, crianças e idosos, a quem não é possível continuar a viver uma vida sossegada a que têm direito como seres humanos.

Vejamos algumas dessas notícias mais recentes:

Sri Lanka: Mais de 70 rebeldes Tamil foram mortos - Exército
Sri Lanka diz ter derrotado Tigres Tâmiles
Milhares de civis em fuga dos combates entre Exército e Tigres Tamil
Colômbia: Pelo menos 12 mortos em ataques da guerrilha desde sexta-feira

Sem comentários: