sábado, 12 de maio de 2007

Os políticos precisam de precaução

A procura de benesses e de benefícios ilegítimos por parte de ambiciosos sem escrúpulos constitui uma armadilha permanente à espera de políticos que agem com ingenuidade ao ponto de serem alvo de actos de corrupção, por vezes, sob a capa de inocentes atenções de velhos amigos e admiradores. Um empresário, um capitalista, não dá nada gratuitamente, pois faz investimentos na esperança de lucro e dividendos. Já em tempos a imagem de Durão Barroso saiu chamuscada quando, sendo primeiro-ministro, recebeu a atenção de um «velho amigo» que lhe ofereceu a viagem em avião privado e estada numa praia brasileira e, quando já presidente da Comissão Europeia, aceitou um cruzeiro em iate privado no Mediterrâneo de outro «velho amigo». Embora fossem velhos amigos, tais ofertas generosas só ocorreram quando o seu poder de influência os podia beneficiar.

Quem limpa as botas aos políticos não o faz por devoção desinteressada, mas à espera de recompensa posterior.

Agora, surge a notícia de que a candidatura de Cavaco Silva às presidenciais de 2005 utilizou, em Oliveira de Azeméis, para sede concelhia da campanha, instalações cedidas por Licínio Bastos, empresário detido no Brasil no âmbito da "Operação Furacão". O espaço do edifício Camões situado em pleno centro da cidade de Oliveira de Azeméis, foi cedido "a título gratuito" por Aníbal Araújo, responsável pela gestão do imóvel. O mandatário distrital da candidatura, António Nogueira Leite, inaugurou a sede numa cerimónia em que o próprio Aníbal Araújo marcou presença. Em Junho de 2006, Cavaco Silva condecorou-o com a Ordem do Infante D. Henrique.

Licínio Bastos está envolvido no processo brasileiro designado por "Máfia das Sentenças", que levou à prisão vários juízes, advogados e empresários, entre os quais outro português, Laurentino dos Santos, por alegadamente negociarem sentenças em benefício do funcionamento de casas de jogo no Brasil. Curiosamente, o empresário tinha sido indigitado para cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio, mas a sua nomeação, perante os acontecimentos, acabou por ser suspensa. Licínio Bastos tem ligações a dirigentes do PS e alegadamente financiou a campanha eleitoral do socialista Aníbal Araújo, candidato a deputado pelo círculo fora da Europa nas legislativas de 2005. Aquela nomeação, segundo os dados divulgados, devia-se a essas ligações e não a elevado grau de honorabilidade, como seria de esperar para tal cargo. Enfim, diz-me com quem andas...

Sem comentários: